top of page
Buscar
Foto do escritorJackline Venceslau

A proximidade garantida pela interatividade nos veículos digitais

Atualizado: 11 de jun. de 2018

Por Jackline Venceslau

foto: Pixabay

O jornalismo digital surgiu durante os anos 90, acompanhando os avanços tecnológicos da época e é uma das vertentes mais fortes do jornalismo atual. A presença e crescimento deste meio fez com que houvesse queda na circulação de impressos, perda de patrocínios fortes e declínio em audiência nas emissoras de rádio.


Junto a este novo formato, criou-se características únicas, como é apresentado no livro Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença (Canavilhas, João. Livros LabCom. 2014), que são elas: Hipertextualidade, multimedialidade, Interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade.


Dentre todos esses aspectos, a interatividade destaca-se como uma das características mais fortes do jornalismo digital. Esta permite que o leitor se comunique com a redação, com outros leitores ou até mesmo esteja no lugar do jornalista. É o que acontece no #BlogDoSócio, uma das ferramentas da revista Carta Capital.


A Carta Capital, uma das mais importantes revistas semanais do país, é alinhada a esquerda política, tem como objetivos um jornalismo transparente e garantir a veracidade das informações publicadas. Com o avanço da tecnologia, o veículo modernizou-se e criou uma plataforma digital: #Carta. Um jornal on-line e diário, com atualizações de notícias em tempo real. Posteriormente, a ferramenta disponibilizou o aplicativo da revista, nas plataformas iOS e Android.


Atualmente, a #Carta tem investido em seus leitores como sócios, buscando obter recursos para manter o portal e aproximar-se destes. Estão disponíveis três pacotes de assinatura da versão impressa e digital, que garantem ao assinante benefícios ligados diretamente à redação e ao portal, como: clube de vantagens, privilégios em eventos, boletins exclusivos, prestação de contas, pesquisas de satisfação, assembleias, encontro com jornalistas, visitas à redação, participação em transmissões, acesso ao acervo online da CartaCapital e participação em reuniões de pauta.


Mas além desses benefícios, a #Carta possui o chamado #BlogDoSócio onde são publicados artigos escritos pelos assinantes. Cada pacote dá direito a uma publicação por mês no portal.


Como destaca a Dr. Claudia Irene de Quadros, esse processo pode ser chamado de open source journalism. “O termo open source journalism foi usado pela primeira vez em 1999, num artigo de Andrew Leonard, sobre a experiência de uma repórter do portal Slashdot, que pediu a participação do público para escrever um artigo sobre ciberterrorismo (Leonard, 1999). Desde então os seus usuários têm feito desse site um espaço de democratização do jornalismo.” (Quadros, Claudia Irene de. A participação do público no webjornalismo. 2005).


Dessa forma, o #BlogDoSócio têm garantido que os seus leitores tenham voz ativa, um espaço para expor suas visões, culturas e gerando uma proximidade com o público, fidelização de antigos assinantes e interesse em possíveis contratantes. Garantindo assim, uma expansão da plataforma.


*Artigo produzido para a disciplina de Teorias do Jornalismo

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page